terça-feira, 15 de dezembro de 2009

BARES QUE FICAM OU A SAGA DE TITA

Na década de 80 havia um bar - na esquina da rua do Princípe com rua do Sossego(no Recife) - que era apenas um bar. Sem luxo, o dono Tita servia uma cerveja supergelada. O carro-chefe era um caldinho "honesto" e um arrumadinho supimpa. Mas talvez a proximidade com a Unicap, de uma hora para outra fez do local um lugar diferente. Jornalistas, estudantes de publicidade, publicitários, advogados e mais uma gama de profissionais começou a agregar ao Bar do Tita.


Nosso personagem, o Tita, era um carequinha super educado e que sempre tinha uma palavra de apoio nos apertos que os clientes passavam. Eu sempre passava por lá, aos sábados, depois de fechar a edição na Folha de Pernambuco(onde fui reporter B, editor de cultura e editor de primeira página). Chegava com a cabeça meio avoada, com saudades limitadas de Arcoverde, e já pensando como seria a semana que se desenhava na tarde de sábado. Tita sempre me recebia com a frase: "Vai querer o quê Seu Muriê?".


Engraçado, nunca me incomodou o "Seu" dito por Tita; como hoje me incomodo com certas pessoas que falam "Senhor"(para esses eu digo que "Senhor" só tem um - Cristo). Poderia passar horas falando de Tita, por que de tantos bares por que passei, Tita nunca me saiu da cabeça. Fiz grandes amizades lá: Bartholo(que não está mais entre nós - Bartolo inclusive criou o "Bloco do Tita", que todo ano percorria as ruas da Boa Vista), Tito Porra(um cara que ficava possesso e muito engraçado quande se embriagava), Paulo Valença(primo de Alceu Valença, aliás foi Paulo que me "apresentou" o U2 de quem até hoje sou fã), Gerson(um cara que ajudava Tita e "filava" cervejas dos clientes). Tanta gente boa. Depois no domingo, à tarde, passava na Banca Globo(na Guararapes) e depois ia Shopping Boa Viagem, desefastiar com o vai-e-vem da classe média alta, e tomava um chopp gelado da Brahma.

Essa lembrança de Tita(como o quadro de Itabira de Drummond) dói e não tem muito explicação. Apenas me lembro dele com aquele sorriso e perguntando: "Vai querer o quê Seu Muriê?"....

Nenhum comentário:

Postar um comentário