quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2009 - O ANO DA HUMILDADE

Talvez 2009 já "vai tarde". Mas pelo menos para mim significou o ano da reafirmação da humildade - como referência maior em um mundo cheio de modismos e pouca plenitude de ações humanitárias. Sempre fui uma pessoa humilde e discreta, mesmo muita gente me tachando de "intelectual de esquerda". Não tive culpa de crescer rodeado de livros, de absorver a Bossa Nova e o Tropicalismo, de sacar a força do rock dos anos 80(com U2 e tudo mais), de mergulhar na literatura latino americana e de ter amigos do peito que só acrescentam meu acervo de conhecimentos e ameninades. Penso que intelectual é quem cursou a Haward ou estudou nos bancos da Sorboone. Fiz esse adendo para entrar num assunto sério. Passei por problemas de saúde que achava que não ia superar, mas felizmente parece que tudo anda nos conformes. Ví, pelos corredores do hospital, no Recife, casos horripilantes. Pessoas debilitadas que pareciam não aspirar nada, nem mais um segundo de vida. Pois muitas delas vieram até a mim e me deram uma palavra de conforto. Muitas delas - despidas da fogueira das vaidades, suspensas na infinita bondade - vinham até mim e diziam: "calma rapaz, tudo vai dar certo". Lembro que o pastor da Igreja Batista da cidade da Pedra veio até mim e fez uma prece. Não sei se era o medo, o pavor daquela figura com o machado, mas a minha alma perturbada se desmanchou em lágrimas. Voltei, me restabelecí, mas não fui mais o mesmo. Por causa desse episódio(e de muitos outros na minha vida) elegi a "humildade" como meu ítem precioso. Desde agora não ligo mais para os tratados da sobrevivência moderna, não dou ouvidos aos que pregam o distanciamento e a arrogância dos que pensam que tudo podem. Sei que sou agnóstico(não tenho um Deus específico), mas sei também que um ser supremo, coroado de humildade e despojamento, está em algum lugar olhando por aqueles que pregam a compaixão e a bem-aventurança. Sei que devemos ser solidários e humildes. Sei que não devemos bater no peito e alardear que "sabemos tudo". Não, não sabemos quase nada. Enfim, 2009 serviu e muito para que eu soubesse que o sentimento da humildade é o mais bonito que existe no Reino dos Homens. Feliz 2010 a todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário