quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ENTRE OS BOIS E O LIRISMO

Mais uma vez, por força, digamos, de "questões operacionais", não brincarei o Carnaval como queria. Fico "p" da vida quando escuto aqueles frevos antigos ou vejo imagens do Recife Antigo e não posso fazer nada. A sensação de impotência é muito grande para quem ama o Carnaval como eu amo. Lembro que, por várias vezes, passei o Carnaval em Tamandaré, a convite do amigo Joaquim Santos - o Joaca(gente da boa cepa dos Inocêncios de Ibimirim). Só que eu nasci em Poço da Cruz. Infelizmente nunca mais ví Joaca. Lembro que adorava ficar em algumas piscinas naturais, sem pressa de voltar para casa para almoçar. Dava um chochilo e no meio da tarde começávamos uma "meio-rave" com muito rock e frevo de bloco. Até que eu esquecia, por um tempo, a febre do Carnaval. Mas quando ligava a TV e via flashs da Praça do Arsenal, do Timbu Coroado e do Galo ficava me perguntando o que eu estava fazendo em Tamandaré. Num misto de remorso e raiva, restava engolir os desfiles da Sapucaí pela Globo. Pádua(irmão de Joaquim) morria de rir e incentivava que eu desligasse a TV para batermos pernas pela pracinha de Tamandaré. Na verdade, nem os anfitriões(a quem até hoje agradeço a hospitalidade e que se talvez possa ter parecido que exagerei no comportamento - paciência - de mim ou se gosta de vez ou se odeia para sempre), nem Tamandaré têm culpa alguma. Até porque, o que vai fazer um folião convicto num local que tem carnaval mais que não é aquele "carnaval de verdade"? Feito este adendo, este ano farei parte do jurado, no domingo, aqui em Arcoverde, do Carnaval Folia dos Bois, a convite do secretário de Turismo, Albérico Pacheco. Confesso que torço que essa modalidade de entretenimento carnavaleesco "cole" de vez, tanto nos corações dos arcoverdenses, quanto nos espaços da mídia regional(coisa que já está acontecendo). Em tempo: sábado vou a Pesqueira ver o lirismo dos blocos, mas ainda estou na dúvida porque posso também optar em curtir o Festival de Jazz de Garanhuns(será?). O Carnaval que me aguarde: um dia em volto para gandaia de vez. Com direito a só voltar depois da "Quarta Feira Ingrata". Aos que vão brincar, que brinquem como gente grande e com responsabilidade. Feliz momo à todos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário