segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ATENÇÃO CANGACEIRÓLOGOS!!

Enquanto as chuvas de janeiro fazem a alegria de uns e a desgraça de outros, vamos levando esses dias nas costas. Quando o carnaval passar e mais um pouquinho, Arcoverde começa a viver o clima junino. A festa, que há mais de cinco anos, ganhou status na mídia nacional, é esperada pelos moradores e centenas de turistas que aqui vêm brincar um São João diferente. Todo ano o São João daqui tem um tema. Aquele que homenageava Lampião, ou melhor a influência do personagem na estética e nas artes(e não o banditismo propriamente dito), causou polêmica nos jornais locais. Tanto que o secretário de Turismo de Arcoverde, Albérico Pacheco teve de explicar aos desavisados e de visão estreita, de que não se tratava de alardear a história de vingança de Virgulino Ferreira.
Agora, em 2010, o tema será voltado para todas as tradições e folguedos do Nordeste. Teremos alusões a Antônio Conselheiro, a Padre Cícero, a cavalhada do Interior da Bahia, ao pau de sebo, ao boi bumbá e por aí vai. Certamente a concepção artística de adereços, a cargo de Suedson Neiva, vai contemplar todos esses elementos e mais alguma surpresa de última hora. O tema, mais abrangente, talvez explique a crescente inserção gratuita que o São João de Arcoverde vem tendo na mídia eletrônica(vide TV e Internet). No ano passado, por exemplo, no dia da apresentação de Elba Ramalho(sábado), a Rede Globo exibiu um programa(cobrindo as praças do Nordeste) apresentando imagens das festas em Campina Grande, Caruaru e outras cidades. Ficou claro, pelo menos nos bastidores, que as imagens de Campina Grande e Caruaru estavam tendo pouco impacto nos espectadores. Então, o show de Elba, tendo ao fundo uma linda bandeira de Pernambuco formada por "leads", em Arcoverde, ganhou mais espaço e mais tempo na grade televisiva - com muito mais gente vendo o nosso São João.
O São João de Arcoverde, acredito, não precisa crescer e ficar "inchado" como o de Caruaru. Temos, sim, de aperfeiçoar a fórmula que vem dando certo. Por outro lado, tem se organizar o setor de gastronomia - já que alguns restaurantes simplesmente fecham as portas bem antes da madrugada chegar nos dias de shows importantes, deixando os turistas "de barriga vazia". A rede hoteleira, também, não deve inflacionar suas tarifas, até por que por aqui não temos nenhum hotel três estrelas. São pequenas coisas que precisam de ajustes. Certamente, a boa vontade de todos arcoverdenses vai fazer a diferença no São João 2010. Falta muito, mas já estamos esperando por você para mais um São João de alegria, descontração e, o mais importante, de muita tranquilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário